English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

PSD X UDN, as siglas antecessoras dos futuros MDB X ARENA

by José Márcio Castro Alves


O MARTELO - Órgão de funções desopilantes dedicado à martelar a paciência alheia. Esse é o cabeçalho do Jornal O Martelo, dirigido por Muzetti Elias Antonio. A edição acima é de 12 de maio 1935.



É sabido que a última etapa de qualquer construção é colocar o piso.
Muzetti Elias Antônio nasceu na Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraíso, o berço da maioria dos sírios que vieram para Altinópolis. Foi amigo de Tullio Zuccolotto e era um apaixonado por política. Desde moço militaria como jornalista de "O Martelo" e nos meios sociais.
Assumiria a prefeitura em julho de 1960, como integrante da corrente do então PSD, partidários do ex líder político, o dr. Sylvio Ribeiro da Silva e do médico dr. Pio Antunes de Figueiredo.
Uma foto rara mostra alguns integrantes do grupo político no VIII Congresso Estadual de Municípios reazidado em Serra Negra, SP, onde os ilustres Srs. Ariemir Elias Antonio, Guido Bernardino da Costa, José Garcia de Figueiredo (Zezé), Adhemar Villela de Figueiredo, Arthur Raffaini, Muzetti Elias Antônio e Miguel Ângelo Sabia posam para o retrato.
Na gestão de Muzetti, o vice prefeito Arthur Raffaini assumiria o cargo por duas vezes, totalizando um período de onze meses. É que, segundo o historiador Oldemar Brondi, o prefeito Muzetti Elias Antonio se ausentaria do cargo por motivos de visita a parentes, na Síria.
Após a passagem pela prefeitura ele se elegeria deputado estadual.
Muzetti Elias Antônio chegou a fazer a letra de uma música exaltando Altinópolis, a cidade que tanto amou. Está sepultado no Cemitério da Saudade.

mapim53@yahoo.com.br
José Márcio Castro Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário